Segundo informações do G1 uma enorme fila se formou na frente de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Campo Limpo Paulista nesta sexta-feira (1º), primeiro dia útil de novembro.


A fila que dobrou o quarteirão no bairro Parque Santana foi formada por pacientes que precisam marcar consulta. Imagens enviadas à redação da TV TEM mostram o grande movimento na unidade durante a manhã desta sexta-feira.

Segundo funcionários da UBS, foram distribuídas 140 senhas durante a manhã. Mesmo assim, muitos moradores que chegaram cedo não conseguiram marcar consulta e ficaram na unidade. Novas senhas devem ser distribuídas no período da tarde.


A Prefeitura de Campo Limpo Paulista informou que a Secretaria de Saúde abre a agenda dos médicos especialistas para marcação de consultas e exames todo primeiro dia útil do mês e que a agenda é feita para cada 90 dias.

“A medida garante uma vasta agenda de atendimentos. O agendamento presencial é essencial porque a maioria das especialidades e exames exige a apresentação de guias de encaminhamento. Além disso, é importante ressaltar que, nos últimos três meses, foram registradas mais de 4,5 mil faltas às consultas médicas”, diz a prefeitura.




Conforme o Executivo, um balanço feito pela pasta constatou uma média de faltas em aproximadamente 25% dos agendamentos mensais realizados para consultas com clínico geral e outras especialidades.