O Nubank emitiu um alerta para alguns clientes que estavam “pagando” a fatura do cartão de crédito, com o próprio cartão de crédito. Algumas pessoas estavam utilizando os aplicativos de carteiras digitais como PicPay e RecargaPay para pagar a fatura utilizando o próprio cartão do Nubank cadastrado nestes apps. Clientes do banco estão usando o truque para adiar o pagamento da fatura, mas sem ficarem sujeitos a juros. Além disso, a prática permite depositar dinheiro do Nubank na NuConta via boleto bancário, utilizando o próprio crédito do Nubank para o pagamento e, consequentemente, a transferência sem juros.





Após descobrir as fraudes digitais, a empresa informou que irá cancelar os cartões de usuários que recorrerem à tal prática, ao dizer que “o uso do cartão para pagamento da própria fatura ou para depósitos na NuConta poderá ser considerado indevido e poderá acarretar no bloqueio ou cancelamento do cartão”. O alerta foi emitido com o objetivo de evitar problemas futuros, além de proteger o orçamento financeiro de seus usuários. O truque vai contra o modelo de negócio da empresa, visto que permite adiar a fatura sem que haja a cobrança de juros de crédito rotativo, atualmente entre 2,75 % e 14 % ao mês

Leia o alerta completo do Nubank

Plataformas de pagamento digital estão se tornando cada vez mais comuns. Nelas, é possível realizar transferências online e adquirir produtos e serviços de maneira rápida e prática. Conhecidas também como “Carteiras Digitais”, elas possibilitam diversos tipos de pagamento, com ou sem o cartão de crédito. De modo geral, as “carteiras digitais” podem ajudar muita gente a se organizar – mas, acompanhando o uso dessas plataformas, percebemos que, em algumas situações, o roxinho é usado nelas de forma indevida.




Mas… como assim? Pagar a fatura com o próprio Nubank?

Em alguns casos, a fatura do Nubank é paga com o próprio roxinho através dessas plataformas, fazendo com que o boleto seja pago, na verdade, com o próprio limite do cartão, gerando um débito ainda maior na fatura. Essa prática faz com que o pagamento da fatura seja sempre adiado, assim os débitos não são quitados e sim inseridos novamente na fatura seguinte como valor de compras.



Ou seja: ao pagar a fatura do cartão com o próprio cartão, o cliente está aumentando a sua dívida. Por isso, pensando em evitar problemas e proteger o orçamento financeiro de nossos usuários, não recomendamos que essas carteiras digitais sejam utilizadas para esse fim. “Então eu não posso utilizar intermediadores de pagamentos com o cartão Nubank?” Sim, pode. Claro. É possível utilizar as carteiras digitais para pagamentos de contas de consumo, como boletos de água, luz e telefone, por exemplo. Porém, o uso do cartão para pagamento da própria fatura ou para depósitos na NuConta poderá ser considerado indevido e poderá acarretar no bloqueio ou cancelamento do cartão. Na dúvida, basta entrar em contato com a nossa equipe pelos canais oficiais de atendimento – estamos disponíveis 24 horas para auxiliar com eventuais dúvidas.