A medida além de suspender dois meses do IPTU e do ISS, prevê a contratação de mais profissionais da saúde e o fechamento temporário do comércio, dentre outras ações.




O prefeito de Campo Limpo Paulista, Dr Japim Andrade, decretou hoje, dia 20, Estado de Emergência na cidade e montou o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus. (Decreto 6.751 – abaixo)

As determinações são preventivas e visam o bem-estar da população. 

“O COVID-19 está mudando drasticamente o funcionamento do nosso país e os nossos hábitos; não é fácil para ninguém, nem para um prefeito. Temos de ser solidários uns com os outros para resguardar as nossas vidas e de quem amamos” – disse Japim.

Com o decreto, será possível destinar recurso para a aquisição de leitos de Semi-UTI e respiradores para atender exclusivamente pacientes no Hospital de Clínicas com o Coronavírus. Também autoriza contratar terceirizados e realizar compras correlacionadas ao combate do COVID-19.




A restrição do funcionamento do comércio local está prevista a partir de segunda-feira, dia 23. O objetivo é diminuir a circulação de pessoas na rua. Fica autorizado o funcionamento de comércios do gênero alimentício, farmacêutico, posto de gasolina e que ofereçam entrega domiciliar de serviços e produtos básicos como gás de cozinha, água, entre outros.

Restaurantes poderão funcionar apenas nos períodos das 12h às 14h e das 17h às 19h com uma distância mínima de dois metros entre as cadeiras.

Em padarias, os clientes devem pegar suas compras e deixar o recinto; não devem usar o espaço para comer; portanto está vedado o uso de mesa e cadeira para se sentar.

As feiras livres poderão ser realizadas somente com hortifrutigranjeiros e laticínios; vedando barracas de pastel, garapa, roupas e artigos não relacionados a gêneros alimentícios básicos.

Os estabelecimentos com autorização de funcionamento terão de oferecer no balcão ou mesas produtos de higienização das mãos.




Os velórios poderão durar por até duas horas, com até 10 pessoas em cada uma das salas do Cemitério Bosque da Saudade.

A Prefeitura está oferecendo a opção de não pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto de Serviços de Qualquer Natureza (ISS) dos meses de abril e maio de 2020 e os valores poderão ser pagos posteriormente até 31/12/2020 sem juros e correções, a ser definido posteriormente.

O decreto determina que a empresa Rápido Luxo Campinas, concessionária que administra o transporte público municipal, deve aumentar a higienização dos assentos e barras de apoio nos veículos que cumprem a frota na cidade.




A partir de segunda-feira, dia 23, está suspenso o atendimento presencial no Paço Municipal e em demais repartições públicas, exceto na Saúde, Defesa Civil e Segurança Pública. As repartições irão funcionar internamente em esquema de revezamento dos funcionários. Os servidores que não estiverem escalados em seus setores estarão de plantão, trabalhando em suas residências.




A população poderá solicitar serviços pelo site, por e-mail e obter orientações pelos telefones já divulgados anteriormente.

Os contatos já estão sendo divulgados na fanpage da prefeitura: httpps://www.facebook.com/prefeituradecampolimpopaulista/