Prefeitura intensifica fiscalização para conter avanço da pandemia




Administração fiscaliza comércios e orienta população, para aumentar adesão ao isolamento, que teve taxa média de 47% nos últimos quatro dia.

Na noite dessa quinta-feira (14), uma equipe de fiscalização do comércio da Unidade Gestora de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a GCM (Guarda Civil Municipal) fez uma grande ação em vários bairros da cidade (durante o dia, na Região Central, e à noite, na Oeste), para fechar estabelecimentos cujo funcionamento está proibido por lei em razão da quarentena e orientar os que não estavam adotando as medidas de prevenção.




“Percebemos que os comércios maiores, de atividades permitidas, no centro da cidade, estão respeitando a obrigatoriedade do uso de máscaras em funcionários e clientes e o distanciamento entre as pessoas (dois metros). Então estamos focando em comércios menores, de outros bairros, já que alguns deles estão funcionando sem permissão ou descumprindo essas medidas sanitárias”, explica o gestor municipal da pasta, Marco Bueno.




De acordo com o administrador, a ação vai se repetir em outras datas, sempre em horários alternados.

A Prefeitura de Várzea Paulista tem agido para aumentar a taxa de adesão ao isolamento social na cidade. Nos últimos quatro dias, o índice médio caiu e foi de 47%. A média está abaixo da faixa entre 50% e 60%, considerada aceitável pelo Governo Estadual e bem abaixo dos 70%, taxa ideal estabelecida pelas autoridades de saúde para conter a disseminação da Covid-19.




Para que o índice aumente e a cidade fique mais protegida, várias ações têm sido realizadas, como o fechamento de comércios não essenciais que não podem funcionar neste momento e a conscientização de comerciantes e clientes, para o uso das máscaras faciais e o respeito ao distanciamento mínimo entre as pessoas.